Operação prende advogados por golpes contra idosos na Bahia

Operação desarticula organização criminosa interestadual de advogados que aplicava golpes financeiros contra idosos usando cessão fraudulenta de créditos judiciais.

Foto: Divulgação | MP-BA 
A Operação “Entre Lobos”, realizada pelo Ministério Público em cinco estados brasileiros (Bahia, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e Alagoas), resultou na prisão de dois advogados em Salvador e na desarticulação de uma organização criminosa especializada em golpes financeiros contra idosos. O grupo, liderado por cinco advogados e composto por pelo menos 17 integrantes, utilizava um esquema sofisticado de cessão fraudulenta de créditos judiciais oriundos de ações revisionais de contratos bancários. As vítimas, principalmente idosos com média de 69 anos, eram induzidas a assinar contratos por valores muito inferiores ao que realmente tinham direito, muitas vezes levadas a cartórios para dar aparência de legalidade à fraude.

A organização criminosa utilizava o "Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista (IDAP)" como fachada para atrair vítimas pela internet, captando aposentados em todo o país. O site do instituto servia como isca para que os idosos assinassem documentos que permitiam à organização ajuizar ações e posteriormente desviar os créditos. A operação cumpriu 13 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão, além de apreensões de veículos e bloqueios de contas bancárias.

Até o momento, foram identificadas cerca de 215 vítimas, mas as investigações apontam para um número superior a mil pessoas lesadas. A amplitude e a gravidade dos crimes demonstram a sofisticação e a periculosidade da organização criminosa desarticulada pela Operação “Entre Lobos”.

Pontos principais da notícia:

* Prisão de dois advogados em Salvador durante a Operação “Entre Lobos”.

* Organização criminosa interestadual com atuação em cinco estados.

* Golpes aplicados contra idosos por meio de cessão fraudulenta de créditos judiciais.

* Utilização de fachada institucional (Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista - IDAP) para atrair vítimas.

* Mais de 215 vítimas identificadas, com indícios de mais de mil lesados.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال