Fory luta para manter viva essa tradição e alertar sobre o risco de seu desaparecimento.
![]() |
| Alunas de Fory, inclusive a atual prefeita de Cachoeira| Foto: Arquivo Pessoal |
Falta de Apoio Institucional
Fory destaca que falta de apoio institucional para a preservação da escultura em madeira em Cachoeira compromete a preservação da tradição. Segundo ele, a falta de incentivo e reconhecimento é um dos principais motivos para a perda de interesse dos jovens em aprender a arte. "É quase um apagamento da importância da nossa arte", lamenta o artista.
Fory enfatiza a importância de transmitir o conhecimento e a técnica da escultura em madeira para as novas gerações. Ele mesmo já realizou projetos para repassar seu saber, mas acredita que mais precisa ser feito. "Sem apoio, os mais jovens não se interessam para aprender a arte".
O artista recorda que nessa luta para preservar a tradição ministrou na década de 80 no seu ateliê o primeiro curso de escultura para jovens cachoeiranos. "Coincidentemente, entre o grupo de alunas encontrava- se a atual prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus,( foto) naquela época saindo da adolescência e, em busca de seus sonhos como tantos outros jovens", observa Fory.
O artista.prossegue: "Desde então, eu já manifestava preocupação em repassar meus conhecimentos para manter viva a tradição da escultura em nosso território cultural identitário". Ainda segundo Fory, para viabilizar esse curso, contou com o apoio da artista.plástica Noelice Costa Pinto, por meio da Fundação Hansen Bahia. " O incentivo de Noelice Costa Pinto, foi fundamental para viabilizar o curso e permitir que essas jovens alunas, incluindo a atual prefeita, tivessem acesso à arte e à cultura".
Para o escultor, a arte e a cultura podem ter um impacto duradouro na vida das pessoas e até influenciar em suas trajetórias profissionais. "A arte e a cultura são fundamentais para a identidade de um povo e é importante que sejam preservadas e transmitidas para as gerações futuras. cultura têm o poder de transformar vidas e comunidades.
Comprometimento e determinação
A escultura em madeira é uma parte importante da cultura e da história de Cachoeira. Fory lembra que, até a década de 80, houve um período de grande incentivo "Agora, é hora de renovar esse esforço e garantir que a tradição da escultura em madeira continue viva".
Apesar dos desafios, Fory não desistiu de lutar pela preservação da escultura em madeira em Cachoeira. Ele planeja continuar promovendo cursos e oficinas para repassar seu legado e garantir que a tradição continue viva. "Vou continuar lutando para promover cursos e oficinas com objetivo de repassar esse legado", afirma. E conclui: "A arte e a cultura têm o poder de transformar vidas e comunidades!" Informações da jornalista Alzira Costa
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal
