Estudantes de Jornalismo e Publicidade da UFRB comandam a segunda edição do ComuniFlica, projeto que conecta comunicação e literatura

Projeto gerido por estudantes de Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) transforma a vivência acadêmica em experiência real do mercado da comunicação

A cidade de Cachoeira se prepara para receber, em outubro, a segunda edição do ComuniFlica, projeto que já se consolida como um espaço de aprendizado, troca de experiências e cobertura jornalística da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Idealizado no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o ComuniFlica tem como diferencial ser integralmente gerido por estudantes, que assumem desde a concepção até a execução de todas as etapas da iniciativa.

Criado em 2024, o projeto nasceu como uma proposta de vivência prática para os futuros profissionais da comunicação, unindo produção de conteúdo, assessoria de imprensa e cobertura multiplataforma da Flica. O sucesso da primeira edição garantiu sua continuidade, ampliando o alcance e a participação de novos alunos em 2025.

Para Luan Sacramento, diretor de jornalismo do ComuniFlica, o protagonismo estudantil é o ponto central do projeto: “A cada edição, nós enquanto estudantes assumimos o comando, tomamos decisões estratégicas, produzimos reportagens, fotos, vídeos e toda a comunicação do projeto. É uma experiência que coloca veteranos e calouros no centro da prática jornalística, em diálogo com um dos eventos literários mais importantes do Brasil”, destaca.

Além das reportagens em tempo real e da produção de conteúdo para redes sociais, o ComuniFlica também promove oficinas, entrevistas com autores e interação direta com o público. A segunda edição chega com novidades, com maior interação entre as equipes, novos formatos de reportagem e uma identidade visual criada pelos próprios alunos.

O projeto reforça que a formação acadêmica, vai além do conteúdo programático, ele se fortalece na prática profissional, incentivando a autonomia e a criatividade dos estudantes. Com a expectativa de ampliar a audiência e fortalecer o vínculo entre comunicação e literatura, o ComuniFlica promete ser novamente um dos destaques da Flica 2025.

Segundo João Lucas Reis, coordenador do projeto, “O ComuniFlica prova que a formação acadêmica vai muito além da sala de aula. Somos nós, alunos da UFRB, que concebemos e executamos a cobertura da FLICA, garantindo que o protagonismo e a autonomia do estudante sejam o grande destaque do projeto."

Segundo Eduarda Britto, coordenadora do projeto, “O Projeto ComuniFlica é um espaço de construção e desenvolvimento das habilidades técnicas essenciais a nós estudantes de jornalismo e publicidade e propaganda, através deste conseguimos pôr em prática os conhecimentos adquiridos na universidade durante a Flica, um evento tão importante para a cidade de Cachoeira e o Recôncavo."

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال