A concessionária informou que a passagem foi fechada em dois períodos distintos ao longo do dia para a fixação de trilhos
![]() |
| Foto: Adriano Rivera/Diário da Notícia |
Detalhes da Interdição:
A concessionária informou que a passagem foi fechada em dois períodos distintos ao longo do dia para a fixação de trilhos. As interrupções ocorrem no período da manhã, das 9h às 11h, e no período da tarde, das 13h às 16h. Esta ação visa garantir a segurança operacional da via férrea que cruza a histórica ponte.
Comunicação com Municípios:
Um ponto de atenção levantado é o timing da comunicação. Segundo a informação apurada pela reportagem do Diário da Notícia, a notificação sobre a necessidade deste reparo emergencial chegou às prefeituras apenas na última segunda-feira (27/10), o que explica a comunicação tardia aos moradores dos dois municípios sobre os horários específicos de fechamento.
Contexto Histórico e Estrutural:
A Ponte Dom Pedro II, construída em 1885 e tombada como patrimônio arquitetônico de Cachoeira desde 1971, é frequentemente notícia por questões de manutenção. A Ferrovia Centro Atlântica (FCA), sob gestão da VLI, é a responsável pela conservação do trecho. A estrutura já foi objeto de investigações do Ministério Público Federal (MPF) devido a questões de conservação, como a falta de iluminação e a remoção de trilhos antigos. Em 2022, a ponte chegou a ser fechada por uma semana após um descarrilamento de um trem de carga na localidade.
A expectativa agora é que, após a conclusão deste trabalho emergencial de fixação, a ponte volte a operar normalmente, sem novos bloqueios previstos. Informações do repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal
