São Francisco do Conde (BA) está entre os três maiores PIBs per capita do Brasil, segundo IBGE

O levantamento do IBGE é fundamental para orientar decisões administrativas, investimentos e o desenvolvimento de políticas regionais mais equilibradas.

Foto: Divulgação 
Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional nesta sexta-feira (19/12) destacou os municípios brasileiros com os maiores PIBs per capita de 2023, conforme dados divulgados pelo IBGE. Entre os destaques está São Francisco do Conde, na Bahia, que ocupa a segunda colocação nacional, ficando atrás apenas de Saquarema (RJ) e à frente de Maricá (RJ).

São Francisco do Conde, segunda cidade mais rica do Brasil em PIB per capita, com valor aproximado de R$ 684 mil por habitante. O município só fica atrás de Saquarema (RJ), que lidera o ranking com cerca de R$ 722 mil por habitante.

Segundo os dados, São Francisco do Conde tem um desempenho cerca de doze vezes maior que a média das cidades brasileiras, o que a coloca em posição de destaque absoluto no cenário nacional.

Essas três cidades têm em comum a forte presença da indústria do petróleo, especialmente nos setores de extração e refino, que impulsionam suas economias e contribuem significativamente para o alto PIB per capita — indicador que mede a riqueza econômica média por habitante.

Destaques do levantamento:

- 1º lugar: Saquarema (RJ)

- 2º lugar: São Francisco do Conde (BA)

- 3º lugar: Maricá (RJ)

Esse desempenho reforça a importância econômica das atividades ligadas ao petróleo no Brasil e mostra como municípios com bases industriais nesse setor concentram grande parte da riqueza nacional.

Embora o PIB per capita alto indique uma grande produção econômica por morador, não necessariamente reflete distribuição de renda ou qualidade de vida para todos os habitantes, o que é um desafio para a formulação de políticas públicas mais justas e inclusivas.

O levantamento do IBGE é fundamental para orientar decisões administrativas, investimentos e o desenvolvimento de políticas regionais mais equilibradas.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال