A agenda institucional inclui uma série de atos voltados à valorização do patrimônio histórico, religioso e cultural do município, além da participação em importantes manifestações da cultura popular
![]() |
| Foto: Reprodução | Mundo Negro |
A programação tem início às 15h, com o ato de tombamento do Terreiro Icimimó como Patrimônio Cultural Brasileiro, além do reconhecimento como patrimônio local, reforçando a importância das tradições de matriz africana para a identidade cultural da região.
Na sequência, às 16h, acontece a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de restauração da Igreja dos Remédios, um dos mais relevantes patrimônios históricos de Cachoeira. O ato será realizado na Câmara de Vereadores, reunindo autoridades, representantes culturais e a comunidade local.
Às 17h, a ministra participa de um encontro com a Irmandade da Boa Morte, seguido pela saída de um cortejo cultural com destino à Praça Ubaldino de Assis, conhecida popularmente como Jardim Grande. No local, será realizada a abertura oficial do evento Rede Capoeira – Heróis Populares, que homenageia Dona Dalva do Samba e irmã Lindaura, juíza perpétua da Irmandade da Boa Morte. O ponto de partida do cortejo será a Capela da Irmandade da Boa Morte.
Neste momento, já está sendo montado o palco na Praça Ubaldino de Assis, onde ocorrerá parte da programação do Rede Capoeira – Heróis Populares, evento que acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Cachoeira e também em Santo Amaro da Purificação.
Em Cachoeira, a programação acontece das 17h às 22h, com Feira de Economia Criativa, Vila Gastronômica, manifestações culturais, homenagens, entrega de troféus e apresentações de Mestres Sambadores e Mestras Sambadeiras do Recôncavo. Já nos dias 17 e 18, o público também poderá participar de oficinas culturais, além das atividades gastronômicas e artísticas.
Em Santo Amaro da Purificação, a programação terá início na Câmara Municipal, integrando ações culturais que fortalecem os laços históricos e culturais entre os municípios do Recôncavo. Informações do repórter Adriano Rivera, do Diário da Notícia.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal
