Bombeiros resgatam pai e filho após queda em poço de 10 metros de profundidade em São Gonçalo dos Campos

Para a operação, os militares montaram um sistema de salvamento em altura

Foto: Divulgação 
Na tarde desta quarta-feira (18), equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) em Feira de Santana, resgataram um homem e uma criança que caíram em um poço com cerca de 10 metros de profundidade, em uma fazenda localizada na zona rural de São Gonçalo do Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana. O acionamento aconteceu às 16h40 pela Central Integrada de Comunicações (Cicom).

De acordo com o solicitante, a criança caiu no interior do poço, que continha água e apresentava ambiente escuro e de difícil acesso. Ao perceber a situação, o pai, em desespero, lançou-se no poço na tentativa de salvar o filho, ficando ambos impossibilitados de sair sem auxílio especializado.

Um dos militares desceu até o fundo do poço utilizando técnicas de salvamento vertical. Inicialmente, a criança foi imobilizada e içada com segurança por meio do sistema de cordas. Em seguida, o pai foi devidamente ancorado e retirado do local também com o uso do sistema de vantagem mecânica, que facilita a elevação de vítimas em profundidade. Após o resgate, pai e filho foram atendidos por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para a operação, os militares montaram um sistema de salvamento em altura, utilizando tripé de resgate, equipamento fundamental nesse tipo de ocorrência, pois permite a ancoragem segura sobre a abertura do poço, além de cordas, mosquetões, freios e cadeirinha de salvamento. O tripé garante estabilidade e cria um ponto elevado de ancoragem, possibilitando a descida controlada de um bombeiro ao interior do espaço confinado.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال