Para a operação, os militares montaram um sistema de salvamento em altura
![]() |
| Foto: Divulgação |
De acordo com o solicitante, a criança caiu no interior do poço, que continha água e apresentava ambiente escuro e de difícil acesso. Ao perceber a situação, o pai, em desespero, lançou-se no poço na tentativa de salvar o filho, ficando ambos impossibilitados de sair sem auxílio especializado.
Um dos militares desceu até o fundo do poço utilizando técnicas de salvamento vertical. Inicialmente, a criança foi imobilizada e içada com segurança por meio do sistema de cordas. Em seguida, o pai foi devidamente ancorado e retirado do local também com o uso do sistema de vantagem mecânica, que facilita a elevação de vítimas em profundidade. Após o resgate, pai e filho foram atendidos por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Para a operação, os militares montaram um sistema de salvamento em altura, utilizando tripé de resgate, equipamento fundamental nesse tipo de ocorrência, pois permite a ancoragem segura sobre a abertura do poço, além de cordas, mosquetões, freios e cadeirinha de salvamento. O tripé garante estabilidade e cria um ponto elevado de ancoragem, possibilitando a descida controlada de um bombeiro ao interior do espaço confinado.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal
