Abertura da exposição Recôncavo Abraça Caymmi será na próxima sexta (17)



A exposição Recôncavo Abraça Caymmi trará obras de 27 artistas visuais que foram convidados a produzir seus trabalhos influenciados pelo universo de Dorival Caymmi. Artistas estes, oriundos do Recôncavo baiano e de Salvador, que mantêm contato com esta região.

O compositor e cantor Dorival Caymmi tornou-se uma das principais referências da cultura brasileira, com uma obra que abrange cerca de 120 composições musicais que povoam o imaginário coletivo do povo brasileiro. Estas obras, em sua maioria tem como característica principal a cultura do estado e da nossa região, retratando a vida dos pescadores, dos trabalhadores, dos estivadores, enfim, do povo baiano.

A importância do artista Dorival Caymmi para a cultura nacional é de grande valia, pois levou a cultura baiana para outros estados de uma forma lírico-poética, por certas vezes mítica. Suas composições possuem grande riqueza melódica, revelando uma Bahia romântica e de uma beleza perdida pelo tempo.

Ao ouvir suas canções praieiras, aflora no ouvinte o sentimento de nostalgia por uma época romântica por ele eternizada. Sua obra influenciou e tem influenciado gerações de artistas e poetas.

A exposição visa integrar o Recôncavo com as demais homenagens realizadas no decorrer de 2014 referente ao centenário natalício de Dorival Caymmi, que foi comemorado no dia 30/04/14, partindo de Cachoeira, cidade emblemática do Recôncavo que carrega uma forte tradição artística e cultural.

A exposição será realizada no Espaço do Núcleo de Memória e Documentação – NUDOC/UFRB, na Rua Ana Nery, nº 09, Centro – Cachoeira/BA, com abertura no dia 17/10/2014, das 19:00 as 22:00 hs, e visitação de 18/10/2014 a 26/11/2014 de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00 hs. – Sábado e Domingo 14:00 – 19:00hs. Entrada Franca.
Curadoria: Vonaldo Mota e Marcia Schlapp
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال