Arqueólogos gregos acreditam ter encontrado túmulo do filósofo Aristóteles

Busto de Aristóteles | Foto: Museu Nacional de Roma
Arqueólogos gregos encontraram um túmulo com fortes evidências de ser o do filósofo Aristóteles. "Não temos provas, mas indícios muito fortes de que beiram a certeza", declarou o diretor das escavações, Konstandinos Sismanidis, à imprensa local.

O túmulo foi localizado, após mais de 20 anos de escavações, na cidade de Estagira, onde Aristóteles nasceu. 

O resultado da pesquisa foi apresentado nesta quinta-feira (26) na Universidade de Salônica, durante o congresso internacional "Aristóteles - 2.400 anos". 

O mausoléu foi encontrado no meio de uma fortificação do período bizantino, entre destroços de outra edificação com características que não se adequavam a essa época ou períodos posteriores. 

Além da análise dos vestígios arqueológicos, os pesquisadores tinham como referência dois manuscritos que citavam a transferência das cinzas de Aristóteles para sua cidade natal. Os documentos citam que os restos mortais do filósofo, que morreu em 322 a.C. na cidade de Calcis (atual Calcídia), foi colocada em urna de cobre instalada dentro de um mausoléu, ao lado de um altar. 

O local encontrado pelos cientistas fica entre uma galeria do século V a.C. e um templo de Zeus do século VI a.C..No piso, há um retângulo de 1,3 por 1,7 metro, correspondente a um altar.

Fonte: Agência EFE
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال