Cachoeira: Santa Casa de Misericórdia comemora 192 anos de fundação e 289 anos do Hospital São João de Deus nesta sexta (20)

Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, 20 de abril, às 19:00 h, a Mesa Provedora da Santa Casa de Cachoeira têm a grata satisfação de convidar a todos para comemorar os 289 anos de fundação do Hospital São João de Deus (07/04/1729), e os 192 anos da Santa Casa de Cachoeira (20/04/1826).

NOVO CENTRO E CLÍNICA CIRÚRGICA

Na oportunidade será inaugurada a Requalificação do CENTRO E CLINICA CIRÚRGICA do Hospital São João de Deus com 3 salas de cirurgias e leitos com capacidade para realizar por mês, um total de 370 cirurgias gerais, eletivas especiais e ortopédicas para pacientes do SUS, financiadas pelo Governo da Bahia e Ministério da Saúde.

A obra de requalificação foi financiada com recursos da própria Santa Casa de Cachoeira criando as condições para o Governo Rui Costa através da SESAB efetivar um novo contrato que ampliará os atendimentos de saúde com: 9 leitos para doentes mentais, leitos para pacientes de longa permanência, 3 leitos com camas PPP que transformará a maternidade em CPN - Centro de Partos Normais, além da habilitação para atendimentos de consultas ambulatoriais e exames especializados de média complexidade para atender pacientes de Cachoeira, demais municípios do Recôncavo e Bahia em geral.

MARCO HISTÓRICO NA SAÚDE

Segundo a tese de doutorado do Dr. João Batista Cerqueira intitulada "Caridade, Política e Saúde: Hospital São João de Deus e Santa Casa de Cachoeira 1756 a 1872", revela que esse hospital foi considerado além fundado como filantrópico tornou-se o primeiro hospital público do Brasil, e, a referida Santa Casa a primeira a ser fundada no regime imperial do Brasil Independente e única autorizada diretamente pelo imperador D. Pedro I, quando visitou o Hospital São João de Deus em reconhecimento à participação efetiva dos membros desse hospital na luta pela independência da Bahia/Brasil.

Foi no Salão Nobre desse hospital que no dia 06 de setembro de 1822, elegeu-se a Junta Governativa da PROVÍNCIA INDEPENDENTE DA BAHIA e o seu primeiro Plano de Governo, assim, dando consequência à vitoria da batalha do 25 de junho de 1822.

Atualmente esse equipamento hospitalar têm cumprido seu papel de média complexidade, como também vêm realizando média de 1.700 atendimentos mensais de procedimentos de atenção básica pelo fato do não funcionamento integral dos Postos de Saúde da Família que são de inteira responsabilidade da Gestão Municipal, salientando que a Santa Casa de Cachoeira arca com prejuízo financeiro devido à suspensão unilateral do convênio entre Santa Casa e Prefeitura Municipal de Cachoeira para custear os serviços de obrigação da Gestão Municipal, os quais têm sido realizados pelo hospital da Santa Casa.

Com os apoios do Governo Estadual da Bahia através da SESAB e de vários parlamentares que disponibilizarão emendas parlamentares a serem anunciadas durante as comemorações, serão viabilizados aquisição de novos equipamentos hospitalares e imediatas obras de Requalificação do Centro Obstétrico, Clínica Médica para acolhimento de doentes mentais e outras melhorias nas dependências ambulatoriais, higienização, suporte nutricional, etc.

Portanto, serão necessários outros apoios principalmente da sociedade civil que poderá se envolver em campanhas promocionais de arrecadação de fundos a serem realizadas dentro em breve, também envolvendo setores empresariais.

A Web TV SCM Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira transmitirá o evento de inauguração do Centro Cirúrgico a partir das 18:30 h.

Acesse o endereço: http://www.santacasacachoeira.com/webtv-scm/
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال