Projeto Escolas Culturais é apresentado em Nazaré

Imagem: Divulgação
Neste sábado dia 28 de abril, a partir das 09 horas, acontece no Auditório do Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza a apresentação do Projeto Escolas Culturais. O projeto é uma ação do Governo do Estado, desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional das Secretarias de Educação, Secretaria de Cultura e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com a participação do Instituto de Ação Social Pela Música - IASPM.

O Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza é a escola cultural do município que agora se torna um novo espaço para o exercício e participação cidadã. O Objetivo do projeto é dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social nas comunidades, contribuindo com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e a evasão escolar.
O convite é aberto a toda a comunidade nazarena que tem interesse em contribuir com o desenvolvimento artístico e cultural local, assim como todas as ações culturais que estarão acontecendo durante o projeto. Sendo a escola, um abrigo de diversas inciativas e manifestações da cultura existentes na cidade.

Projeto Escolas Culturais chega a 85 municípios da Bahia

Com o objetivo de dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social, o Projeto Escolas Culturais iniciou suas atividades neste mês de abril em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 territórios de Identidade. A ação está sendo implantada em Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino. Entre outros resultados o Projeto visa colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e a evasão escolar.

Trata-se de uma ação do Governo do Estado desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com a participação na gestão do Instituto de Ação Social Pela Música - IASPM.

O projeto promoverá atividades sociais, educacionais e culturais por meio de ações diversas sempre dialogando com audiovisual, a música, a dança, as artes literárias e demais expressões artísticas, além da participação da Rede de Proteção Social do município. Ao longo dos próximos meses serão realizados cerco de 1020 eventos sócio-culturais nesses municípios, entre apresentações teatrais, de dança, música, saraus literários, exposições de artes visuais e tantas outras iniciativas, oportunidades em que será estabelecido um ambiente de troca entre os saberes produzidos na escola e os saberes populares tradicionais de idosos, mestres e mestras, artistas e fazedores de cultura das comunidades. (essa é a ideia central do projeto)

Foram contratados 85 coordenadores culturais para atuarem no Projeto cujo compromisso é articular e mobilizar parcerias entre artistas, instituições culturais, estudantes, professores, fazedores de cultura e demais agentes culturais dos municípios.

Entre outras, o Projeto desenvolverá as seguintes ações:
  • Promoção de Eventos Culturais (1.020 ao longo do projeto) envolvendo estudantes, professores e atores da comunidade;
  • Construção de Agenda Cultural;
  • Mapeamento das iniciativas culturais no município e aproximação destas iniciativas com o espaço e atividades das escolas;
  • Formações nas linguagens artísticas: dança; artes literárias e audiovisual;
  • Fomento a prática musical coletiva nas suas diversas modalidades e possibilidades.
  • Articulação entre membros da rede proteção social.
Oficina de Apresentação do Projeto Escolas culturais em Nazaré

Onde: Auditório do Colégio Dr. José Marcelino de Souza
Quando: Sábado, 28 de abril às 09H.

Mais informações: nazare@escolasculturais.org.br

Eudaldo Monção Jr.
Coordenador Cultural - Nazaré
Escolas Culturais
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال