Cachoeira: Hospital da Santa Casa de Misericórdia desenvolve "Projeto Saúde, História e Cultura"

Foto: Divulgação | Santa Casa de Cachoeira
O rico acervo documental do século XVIII ao sec. XX existente no Memorial do Hospital São João de Deus da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira/BA, vem sendo objeto de pesquisa de estudantes do Curso de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, com orientações das Doutoras/Professoras de História Tânia Santana e Solyane.

O tema Relatório do Asilo Filhas de Ana é objeto de pesquisa da aluna Ednalva Nunes e o tema Serviços Prestados aos Escravos está sendo estudado pela aluna Josenilda Brandão.

Outros estudantes vêm pesquisando mais alguns temas como: Sepultamento no Cemitério; Aluguéis da Santa Casa de Cachoeira e Expostos de Cachoeira.

Além do Hospital São João de Deus prestar relevantes atendimentos de saúde em caráter filantrópico ao longo de seus 289 anos, a Mesa Provedora da Santa Casa têm dado uma atenção especial ao fantástico acervo histórico que revelará novos aspectos interpretativos da história de Cachoeira na formação do Brasil.

A parceria entre a Santa de Misericórdia de Cachoeira e a Universidade Federal do Recôncavo se intensificará com possibilidades de firmar e aprofundar projetos de extensão e pesquisa de forma permanente, entendimentos neste sentido estão sendo articulados.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال