Sesab confirma dois casos de sarampo na Bahia

Foto: Reprodução
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) confirmou dois casos de sarampo na Bahia. Os pacientes são moradores de Ilhéus e possuem o mesmo tipo selvagem da doença, compatível com o paciente que veio doente de Manaus (AM), em setembro. As informações são do jornal Correio. De acordo com a Sesab, a suspeita inicial era de que o vírus fosse vacinal, visto que os dois haviam sido vacinados há pouco tempo, mas um segundo exame realizado pela Fiocruz comprovou a compatibilidade com o vírus que circula no Amazonas e na Venezuela.

Por causa disso, a secretaria determinou que os municípios notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito da doença em pacientes que apresentarem os sintomas: pessoa com febre e exantema, acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independente da idade, situação vacinal anterior, deslocamento para áreas de risco nos últimos 30 dias ou contato com pessoas que tenham se deslocado para áreas de risco nesse período.

O estado não tinha casos autóctones da doença desde 1999. Em setembro de 2018, quando foi confirmado o caso importado de Manaus, a Sesab imediatamente orientou o município de Ilhéus a intensificação das ações de vacinação, vigilância, prevenção e controle. Foram notificados em Ilhéus oito casos suspeitos e, destes, dois foram confirmados. Quatro ainda permanecem em investigação e outros dois foram descartados.

Fonte: Tribuna da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال