Cartão postal de Salvador, Elevador Lacerda ganha homenagem do Google no dia do aniversário

Foto: Reprodução
Um dos cartões postais mais famosos de Salvador, o Elevador Lacerda, ganhou uma homenagem do Google neste sábado (8), quando completa 145 anos. Um desenho do equipamento ilustra a página inicial do site de buscas. Neste sábado, também é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A igreja da santa fica na mesma região do Elevador Lacerda, no bairro do Comércio. O Elevador Lacerda, um dos principais símbolos da capital baiana, faz aniversário nesta quinta-feira (8).

O equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. O equipamento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873. Inaugurado em 1873, o equipamento ganhou, inicialmente, o nome de Elevador Hidráullico da Conceição da Praia, e ficou conhecido também como Elevador Parafuso. Em 1896, o equipamento foi batizado como Elevador Lacerda, uma homenagem ao engenheiro Augusto Lacerda, que criou o projeto de construção do transporte. O elevador, como é popularmente chamado pelos baianos, liga a Cidade baixa a parte alta da capital baiana, e transporta centenas de pessoas nas quatro cabines.

O equipamento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 7 de dezembro de 2006. Da parte de cima do elevador, localizada na Praça Municipal da cidade, pode-se apreciar uma das vistas mais famosas de Salvador, a da Baía de Todos-os-Santos. O equipamento é gerenciado Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e tem duas torres que somam 72 metros: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.

 As viagens são feitas em aproximadamente 22 segundos. As passagens custam R$ 0,15. De acordo com dados da Semob, mais de 900 mil passageiros utilizam o tranporte por mês, o que dá uma média de 28 mil pessoas por dia. O elevador funciona das 6h às 22h.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال