Pessoa não binária, paulista passa em universidade na BA e faz vaquinha virtual para custear moradia: 'Primeira da família'

 Foto: Arquivo Pessoal
Aos 20 anos, Franklin Pereira da Silva se tornou a primeira pessoa da família a ingressar no ensino superior em uma instituição federal. Nascida em São Paulo, a jovem é uma das novas alunas deste semestre no curso de arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Franklin é pessoa não binária, ou seja, não se identifica como homem e nem como mulher. No entanto, dentro deste universo, prefere ser tratada no feminino.

A estudante é a quinta de seis irmãos. Humilde, a família mora em São Paulo. Contudo, os pais dela são naturais do Maranhão e do Ceará. Franklin lembra das dificuldades financeiras que enfrentou na infância. O sonho da estudante começou no dia 28 de janeiro, quando saiu o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Franklin foi aprovada na primeira chamada do Sisu, com nota de 647.95, e, em seguida, viajou para a capital baiana, para concluir a inscrição na universidade. A viagem de ônibus, que saiu de graça por Franklin ser estudante, durou dois dias. A viagem gratuita foi viabilizada por meio de um programa do governo federal, o IDJovem. Ao chegar na Ufba, todos os processos de matrícula foram preenchidos, contudo, Franklin descobriu que o auxílio oferecido pela instituição para se manter na cidade não seria imediato.

Com isso, era preciso uma solução rápida para garantir a viagem e a conclusão dos sonhos. Foi aí que o namorado de Franklin deu a ideia de criar uma vaquinha online. Em menos de uma semana, a estudante conseguiu arrecadar três vezes mais do que tinha como objetivo. A meta era R$ 500 e o valor doado até esta quarta-feira (13) era de R$ 1.540. Franklin conta que a ajuda partiu principalmente de amigas e familiares. A estudante chegou em Salvador no último domingo (10). As aulas começaram no dia seguinte. Até ter aceso ao dinheiro da vaquinha, a estudante encontrou em um empréstimo a solução para se manter nos primeiros dias.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال