Cachoeira: Entrega de equipamentos incrementa pesca e aquicultura

Foto: SDR
As famílias filiadas à Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-52, do povoado de Santiago do Iguape, localizado no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, comemoraram, nesta terça-feira (4), a entrega de equipamentos para o desenvolvimento da pesca e aquicultura.

A ação, que beneficia diretamente 35 famílias, é realizada no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e integra os investimentos do edital de apoio à cadeia produtiva da Pesca e Aquicultura.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou a importância da participação efetiva da comunidade para o sucesso do projeto, que tem também a parceria da Bahia Pesca, do poder público municipal e da entidade prestadora de assistência técnica e extensão rural (Ater), que realiza um trabalho diferenciado, atuando além do previsto em contrato.

“São 14 projetos funcionando em Cachoeira. O desafio é dar continuidade às ações que estão sendo realizadas, mas, com empenho de cada um e organização, outras conquistas virão. Estamos estimulando a comercialização, por meio da reestruturação, ampliação e apoio a uma cooperativa que irá contribuir para o escoamento da produção”, afirmou.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-52, Erivaldo dos Santos, comentou que os pescadores e marisqueiras irão agregar valor e buscar comercialização direta, “ou seja, deixar de estar vendendo o nosso pescado ou marisco a qualquer preço. Foi uma iniciativa muito boa do Governo do Estado, em buscar parceria junto ao Banco Mundial, trazendo recursos para o desenvolvimento da pesca artesanal aqui da Bahia”.

Comunidades tradicionais

Em Cachoeira, outros grupos produtivos de agricultores e agricultoras familiares, assim como de comunidades tradicionais estão recebendo investimentos do Governo do Estado. Pelo Bahia Produtiva, o investimento total é da ordem de R$ 3 milhões. Foram selecionados três projetos nos editais de apoio à Mandiocultura, Aquicultura e Pesca, beneficiando cerca de 150 famílias. Pelo edital específico para comunidades quilombolas foram selecionados cinco projetos, que estão atendendo mais de 200 famílias.

Outra ação, que será executada via SDR/CAR, no município de Cachoeira, na comunidade quilombola Engenho da Ponte, é a construção de 35 casas, com investimentos de R$ 1.6 milhão. A iniciativa será realizada via chamada pública, pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Coopehabitar), com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e recursos oriundos da Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).

Participaram do evento lideranças comunitárias, representantes da Bahia Pesca, da Câmara de Vereadores de Cachoeira, equipe técnica da CAR/Bahia Produtiva e da Humanas, organização responsável pela prestação de Ater, via contrato com a CAR/SDR/Bahia Produtiva, em Territórios de Identidade como o do Recôncavo e Metropolitano de Salvador.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال