Cachoeira: Mesmo sem indícios das manchas de óleo que afetam o litoral, pescadores e marisqueiras do Vale do Iguape estão sendo impactados

Imagem: Reprodução | União Iguape
Os pescadores e marisqueiras do Vale do Iguape, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, estão encontrando dificuldades em comercializarem os pescados e mariscos da região.

Pescadores e marisqueiras em contato com o Diário da Notícia, disseram que as manchas de óleo que se espalham pelo litoral nordestino estão deixando os consumidores com receio de consumir os produtos obtidos no local - cabe ressaltar que até o momento não foi registrado nenhum indício da mancha de óleo no rio Paraguaçu.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Cachoeira, Josmar Barbosa, a ativista sindical Eliana Gonzaga (Eliana do Sindicato) e o vereador Fabinho Diau trataram do assunto com a deputada estadual Fabiola Mansur.

Na reunião, eles defenderam não apenas a antecipação do seguro defeso, mas, também, um salário emergencial mais duradouro para os pescadores e marisqueiras.

"Nós não conhecemos a origem. Não sabemos por quanto tempo vai durar esse impacto. Tem estudos sendo feitos para riscos à saúde, e nós combinamos de realizar uma audiência pública com os pescadores e marisqueiras, e também uma reunião com na Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e também com a Bahia Pesca. Vamos ver se os mariscos e pescados de Cachoeira estão afetados diretamente - a Bahia Pesca junto com as universidades podem fazer estudos de amostras de pescados locais. E não estando afetado, pretendemos fazer uma campanha que têm pescados e mariscos seguros. Se estiver afetado, há que se divulgar o consumo reservado. Mas, o que a gente tem é que está dialogando com os vereadores, com as associações, as lideranças locais para junto ao governo federal garantir o sustento dessas famílias que vivem de mariscar, que vivem de pescar e que vão ser seriamente afetadas. A política do governo federal precisa contemplar, também, o impacto sócio-econômico indireto desses municípios como Cachoeira que a gente tratou aqui," disse a deputada Fabíola Mansur.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال