Analytics

menu

Image Map

Nobeta

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Desemprego fica em 14,1% na 2ª semana de setembro, diz IBGE

Foto: Reprodução
A taxa de desemprego no Brasil saiu de 13,7% na primeira semana de setembro para 14,1% na segunda semana do mês, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgados nesta sexta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O instituto avalia que o cenário foi de estabilidade na maioria dos indicadores do mercado de trabalho entre os dias 6 e 12 de setembro. “A população ocupada permaneceu estável, em 82,6 milhões de pessoas, após ter apresentado variações positivas nas últimas três semanas. A população desocupada também ficou estável”, diz Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O IBGE estimou a população desempregada em 13,5 milhões de pessoas na segunda semana de setembro, cerca de 500 mil a mais que o registrado na semana anterior, quando essa população totalizava 13 milhões. O total de ocupados é de 82,6 milhões na segunda semana de setembro, 300 mil a mais que o patamar da semana anterior, quando havia 82,3 milhões de pessoas ocupadas no País. 

O contingente de pessoas afastadas do trabalho devido às medidas de distanciamento social caiu perante a semana anterior, para aproximadamente 3 milhões de trabalhadores, o correspondente a 3,7% da população ocupada. Na primeira semana de setembro esse porcentual era de 4,2%, um total de 3,4 milhões de pessoas. Já a população ocupada e não afastada do trabalho foi estimada em 77,2 milhões de pessoas, ante um contingente de 76,8 milhões de trabalhadores registrado na semana anterior.

Fonte: Notícias ao Minuto
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook