Pedra do Cavalo: Comportas da Barragem serão abertas nos dias 27 e 28/10

Foto: Reprodução
Em contato com o Diário da Notícia, a Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão da Barragem de Pedra do Cavalo, informa que as comportas serão abertas nos dias 27 e 28 de outubro. A ação faz parte do Teste de Calha computacional do Rio Paraguaçu.

"Orientada a garantir a segurança de seus colaboradores e comunidades ao entorno das suas operações, a Votorantim Energia informa que as ações para realização do Teste de Calha Computacional do rio Paraguaçu estão avançando dentro do cronograma estabelecido. No período de 12 a 19 de setembro, a calha do rio foi mapeada por meio da técnica de perfilamento a laser. Esta etapa foi concluída com o sobrevoo de um helicóptero dotado de sistema de monitoramento, e com a navegação de uma embarcação que colheu dados do fundo do rio, para obter informações complementares às análises que integram este estudo.

Dentre as ações planejadas, nos dias 27 e/ou 28 de outubro, haverá a abertura programada das comportas para a conferência dos estudos e informações coletadas até o momento. Essa movimentação de água será realizada no período das 9h às 18h, com vazão mínima suficiente para projetar a curva de vazão do Rio Paraguaçu. Importante destacar que essa atividade não gerará danos às comunidades locais, sendo apenas observada uma pequena elevação do nível da água no dia do ensaio. Assim, visando garantir a tranquilidade de todos, a Votorantim Energia sugere atenção com os petrechos que estiverem no rio de pescadores e marisqueiras.

Este será o último procedimento dentre as etapas preparatórias para o teste computacional. E com estes resultados será possível calibrar o software utilizado para gerar a modelagem virtual da calha do rio Paraguaçu.

Com a realização dessas etapas do estudo de teste de calha computacional a Votorantim Energia tem conseguido mapear o relevo, as margens e calha do rio Paraguaçu com precisão. Ao final do trabalho, todos os dados estarão disponíveis e será possível conhecer mais sobre a elevação do nível do rio, ao longo do curso da calha, com diferentes volumes de vertimento, o que permitirá um planejamento operacional cada vez mais preciso.

A Votorantim Energia tem consciência da sua responsabilidade na segurança e bem-estar das pessoas, por isso adota as melhores práticas de gestão e governança, mantendo um canal de comunicação constante com as comunidades e demais públicos. É assim que reafirmamos o nosso compromisso com resultados admiráveis e sustentáveis.

Juntos pela energia de todos!"

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال