OAB vota por paridade de gênero e 15% de cotas para negros em suas eleições

Foto: Reprodução
Em decisão inicial nesta terça-feira (1), o Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) votou a favor de instituir paridade de gênero e cotas raciais de 15% nas eleições de chapas e cargos de direção da entidade. 

O percentual afirmativo para negros ainda será avaliado até a reunião deliberativa do Conselho Pleno, em 14 de dezembro, que irá analisar estas propostas e, aí sim, decidirá se elas serão aprovadas ou não. Se forem aceitas, já valerão a partir de 2021. 

Estas proposições foram debatidas e votadas em uma reunião com todos os 27 presidentes das seccionais da OAB no país e a diretoria do Conselho Federal. Enquanto a paridade de gênero teve aprovação unânime do colegiado, as propostas afirmativas para negros tiveram reveses. 

Todas as proposições apresentadas sobre este ponto pediam, ao menos, cota de 30%, mas só foi aprovada a metade e ainda sob a condição de uma reavaliação desse percentual com base em um censo da advocacia. Presidente da Comissão Nacional da Igualdade Racial da OAB, a advogada baiana Silvia Cerqueira esteve na sessão de votação e, para ela, embora a medida seja um avanço, não contempla o que foi solicitado pela totalidade das propostas. “Nós avançamos estabelecendo pelo menos um percentual porque a gente tinha zero”, assinalou ela.


Fonte: Voz da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال