“Sem voto impresso em 2022, pode esquecer a eleição”, diz Bolsonaro

Foto: Reprodução
Em conversa com apoiadores nesta 3ª feira (22.dez.2020) em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro afirmou: “Se a gente não tiver voto impresso em 2022 pode esquecer a eleição”. A declaração foi feita enquanto cumprimentava e tirava fotos com apoiadores.

Na ocasião, Bolsonaro estava sem máscara, e diversas outras pessoas também. O momento foi transmitido em live em página no Facebook do presidente. O presidente não deixou claro se queria dizer que não seria reeleito em 2022 sem o voto impresso ou que tentaria impedir a disputa, caso o projeto que defende não seja aprovado pelo Congresso. 

“Se Deus quiser o senhor será reeleito”, disse um dos apoiadores. “Bolsonaro 2100”, disse outro. Pesquisa XP/Ipespe, realizada de 7 a 9 de dezembro, mostra que Bolsonaro é o favorito de 29% dos eleitores para a disputa presidencial de 2022, seguido por Fernando Haddad (PT), com 12% das intenções de voto. 

Os 2 disputaram o 2º turno da eleição presidencial de 2018. Crítico da urna eletrônica, Bolsonaro defende a volta do voto impresso para as eleições de 2022. Para o presidente, o atual sistema de voto brasileiro não é confiável. Em 5 de novembro, o chefe do Executivo disse que apresentará ao Congresso Nacional em 2021 uma proposta para a implementar a mudança no sistema eleitoral. 

Em 22 de novembro, o presidente voltou a falar que o voto eletrônico possibilita o risco de manipulação dos resultados. “Que nós possamos ter em 2022 um sistema seguro que possa dar garantias ao eleitor que em quem ele votou, o voto foi efetivamente para aquela pessoa. A questão do voto impresso é uma necessidade, está na boca do povo. Desde há muito eu luto no tocante a isso. E as reclamações são demais”, disse após votar no 2º turno das eleições municipais, no Rio de Janeiro.


Fonte: Poder 360
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال