Pacientes vão para fila de transplante de fígado após uso de ‘kit covid’

Foto: Reprodução
Batizado de ‘kit covid’, o grupo de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 continua sendo prescrito por alguns médicos e propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Segundo reportagem do jornal Estadão, pelo menos cinco pacientes foram para a fila do transplante de fígado em São Paulo por uso do conjunto de substâncias. 

Pelo menos três mortes por hepatite teriam sido causadas por remédios, segundo médicos ouvidos pelo periódico. Profissionais de saúde observaram hemorragias, insuficiência renal e arritmias entre pessoas que fizeram uso desse grupo de drogas.

O kit inclui hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e anticoagulantes. O aumento relatado por médicos de pacientes que chegam ao pronto-socorro com algum efeito relacionado ao uso desses remédios coincide com o agravamento da pandemia

Números do Conselho Federal de Farmácia (CFF) mostram que o total de unidades vendidas de ivermectina, por exemplo, subiu 557% em 2020 em comparação com 2019, sendo dezembro o mês recordista de vendas da droga. O remédio, indicado para tratar sarna e piolho, não teve sua eficácia contra a covid comprovada. Seu uso contra o coronavírus foi desaconselhado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo próprio fabricante do produto, a Merck.

O produto, porém, é um dos que foram utilizados pelos cinco pacientes que entraram na fila de transplante de fígado. Todos eles haviam tido, semanas antes, diagnóstico de covid e receberam a prescrição do chamado “tratamento precoce”. “Quando fazemos os exames no fígado, vemos lesões compatíveis com hepatite medicamentosa.

Vemos que esses remédios destruíram os dutos biliares, que é por onde a bile passa para ser eliminada no intestino”, diz Luiz Carneiro D’Albuquerque, chefe de transplantes de órgãos abdominais do HC-USP e professor da universidade. Sem esses dutos, explica ele, substâncias que podem ser tóxicas ficam na circulação sanguínea, favorecendo quadros infecciosos graves. 

“O nível normal de bilirrubina é de 0,8 a 1. Um dos pacientes está com mais de 40”, conta ele. Quatro deles foram atendidos no Hospital das Clínicas da USP e o outro no HC da Unicamp. Eles chegam com pele amarelada e com histórico de uso de ivermectina e antibióticos.


Fonte: Metro1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال