Diário da Notícia | Recôncavo Baiano - Rubem Júnior

Imagem: Divulgação
O Projeto Trincheiras de Ideias (Projeto de Extensão da UFRB, em parceria com a UFBA e UFFS) convida para o Pré-Epmarx (Encontro virtual de grupos de estudos e pesquisas marxistas), que ocorrerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril de 2021 no Canal Trincheiras de Ideias/Youtube. 

Este evento conta com 04 mesas temáticas sobre assuntos da atualidade e com uma perspectiva crítica e marxista. As mesas ocorrerão sempre às 19hs e de forma gratuita, com inscrições diretamente no dia e horário de cada mesa. A mesa de abertura será no primeiro dia, dia 27.04, às 18hs com a comissão organizadora do evento e com movimentos sociais. O título desse Pré-Epmarx é "Da Comuna de Paris à crise atual do capitalismo".

O título faz alusão a um dos acontecimentos sociais e políticos da classe trabalhadora mais importantes do mundo contemporâneo (uma insurreição popular e revolucionária com ação ativa nas ruas, com barricadas e enfrentamentos). Refere-se ao levante da Comuna de Paris de 1870, em que os/as trabalhadores/as se rebelaram e tomaram o poder em Paris por cerca de 70 dias, instituindo um governo popular e autogerido pelos trabalhadores/as e com democracia interna através de decisões por votos, sendo depois massacrados, mas mostrando que o povo tem força quando se organiza, movimenta-se e ocupa às ruas, bem como revela que a história não é linear e pré-definida como se imagina, ou seja, as estruturas sociais (políticas, econômicas e culturais) não são fixas e absolutas, ao contrário, "tudo que é sólido se desmancha no ar" (Karl Marx).

Esse evento está sendo realizado por vários grupos marxistas da Bahia e conta com o apoio de quatro instituições públicas baianas (UFRB, UFBA, UEFS e UNEB).

O EPMARX é um encontro anual de grupos de estudos e pesquisas marxistas do Brasil, que vem sendo realizado tem mais de dez anos, surgiu na UFPE em 2008, já tendo realizado onze encontros nacionais com eixo e foco no Nordeste do Brasil. Abaixo segue um site com mais informações sobre os eventos já realizados. Trata-se de um encontro tanto de natureza política quanto acadêmica, sendo constituído por diversos grupos, organizações distintas e concepções partidárias múltiplas, além de sempre contar com a participação de movimentos sociais, movimento estudantil e sindicatos.

O sentido central do evento é fortalecer o pensamento crítico e a região nordeste. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral pensar em formas de atuação teórica e prática, tendo como propósito a transformação efetiva da sociedade capitalista, assim como a compreensão do contexto histórico atual. O evento é sempre composto por mesas, conferências, Grupos de Trabalho (GTs), minicursos, atividades culturais etc.

No formato virtual, em 2021, estão realizando o Pré-Epmarx com 04 mesas temáticas – de 27 a 30 de abril de 2021. Inscrições gratuitas durante o evento.

Onde irá ser realizado? No Canal Trincheiras de Ideias – youtube - segue o link aqui

Sobre o Epmarx, ver: 

www.epmarx2019.blogspot.com

Membros da Comissão Organizadora: 

Comissão Organizadora: Prof.ª Sandra Marinho/UFBA; Profº Francisco Pereira/UFBA; Prof.º Jorge Almeida/UFBA, Prof.º Carlos Zacarias/UFBA; Nalbert Guimarães/Estudante de Comunicação da UFBA; Prof.º Milton Pinheiro/UNEB; Prof.ª Rosana Soares/UFRB; Prof.ª Rosenária Ferraz/UFRB; Prof.º Aroldo Félix/UFRB; e Prof.º Bruno Durães/UFRB.

Programação Pré-Epmarx 2021: 

Canal Trincheiras de Ideias em parceria apresenta Pré-Epmarx: 

Mesa de Abertura– Dia 27/04 – 18hs: 

Mediação: Prof.ª Sandra Marinho/LEMARX/UFBA

Convidados/as:

Prof.º Daniel Rodrigues/UFPE - Membro da Equipe que criou o Epmarx

Thainá Santana/Coordenadora do MNU Recôncavo/Mestranda em Política Social e Territórios/POSTERR/UFRB

Prof.ª Selma Cristina de Jesus/Socióloga/Coordenadora do CRH/UFBA

Eslane Paixão/Presidenta Estadual da UP/Militante do MLB/Moradora da favela do Uruguai/Salvador

Rita Ferreira/Coordenação do MSTB/Coletivo de Mulheres Guerreiras Sem Teto 

MESA 01 - Dia 27/04 -19hs.

“150 anos da Comuna de Paris” 

Mediador: Prof.º Carlos Zacarias/UFBA  

Convidados/as: Prof.º Milton Pinheiro/UNEB; Prof.º Marcelo Badaró/UFF e Prof.ª Jane Barros Almeida/Doutora em Sociologia/Unicamp.

MESA 02 - Dia 28/04 – 19hs.

“América Latina e imperialismo na atualidade” 

Mediador: Prof.º Bruno Durães/UFRB/CRH/UFBA 

Convidados/as: Prof.º Jorge Almeida/UFBA, Prof.ª Rejane Carolina Hoeveler/UFRJ e Prof.º Frederico Costa/UECE.

MESA 03 - Dia 29/04 -19hs.

“Brasil: opressões, fascismo e luta de classes” – Mediadora: Luise Santos/Mestranda em Serviço Social/POSTERR/UFRB.

Convidados/as: Prof.ª Silvana Mara dos Santos/UFRN; Prof.ª Letícia Parks/Rede Estadual SP e Prof.º Osvaldo Maciel/UFAL. 

MESA 04 - Dia 30/04 – 19hs.

“Engels: 200 anos, marxismo e a luta socialista na atualidade" – Mediadora: Profª. Simone Cruz (IGEO/UFBA, membro do Coletivo de Mulheres do LEMARX).

Convidados/as: Profª. Elza Peixoto (Coordenadora do MTE/Faced/UFBA e militante da Unidade Classista/PCB), Profº. Francisco Pereira (LEMARX/Ufba) e Profº. Jean Menezes (Doutor em Ciências Sociais pela UNESP).

Facebook