Filarmônica União Sanfelixta abre inscrições para a nova Orquestra Jovem do Recôncavo

Foto: Divulgação
A Filarmônica União Sanfelixta inicia nessa quarta-feira as inscrições para a Orquestra Jovem do Recôncavo, novo projeto da instituição coordenado pelo Maestro Vinícius Freitas com patrocínio do Instituto Afrânio Affonso Ferreira - IAAF. A proposta é montar uma orquestra reunindo 20 músicos das filarmônicas da região, preferencialmente oriundos das escolas públicas, que tenham idade entre 15 e 23 anos. É exigido mínimo de 3 anos de experiência. Além disso, músicos de sopro devem conhecer claves de "sol" e "fá", ter noções de teoria musical, e conhecer escalas maiores e menores. Já para bateria e percussão é preciso ter noções de acompanhamento rítmico e experiência em tocar em grupo. Os músicos irão tocar os seguintes instrumentos: trompetes, trombone e tuba, clarinetes, saxofone, flauta, bombardino, bateria e percussão e receberão uma bolsa no valor de R$120,00 (cento e vinte reais) pelos ensaios, além dos cachês das apresentações.

O projeto promoverá 2 encontros semanais com duração de 2h e um ensaio geral a cada 15 dias - a duração inicial do projeto é de 6 meses. A proposta é não apenas formativa, mas também de inserção desses jovens, com idade entre 15 e 23 anos, no mercado da música profissional. Os ensaios acontecerão no município de São Félix, onde está sediada a instituição, mas nada impede de atender aos jovens dos municípios circunvizinhos como Cachoeira, Muritiba e Maragojipe. "O que buscamos é expandir o trabalho que a filarmônica já desenvolve e que é de suma importância para que sejam facilmente introduzidos no mercado da música"- diz o coordenador Vinícius Freitas, que já gravou discos de nomes como Daniela Mercury, Tatau, Mateus Aleluia, Adão Negro, Orquestra Afrosinfônica e Rumpilezz com quem fez turnê internacional.

Os 20 participantes terão acesso ainda a cinco oficinas formativas  específicas com duração de 15h com profissionais renomados, como Gilmar Chaves (trombonista de Ivete Sangalo e Bell Marques), Nilton Azevedo (saxofonista de Saulo), Mateus Aleluia Filho (trompetista da Orquestra Afrosinfônica e Rumpilezz), Indira Dourado e Erica Sá, respectivamente, professoras de clarinete e percussão no projeto Neojibá. Os inscritos passarão por audições no sábado e domingo e o anúncio dos integrantes se dará em uma live no dia 24 de setembro, às 20h, onde serão divulgadas mais informações.

SERVIÇO:

O que? Abertura das inscrições da Orquestra Jovem do Recôncavo

Quando? Entre os dias 15 e 17 de setembro, das 8 às 12 e das 14 às 18h

Onde? Na sede da Filarmônica União Sanfelixta, na Lad. da Misericórdia, em frente a Câmara de Vereadores de São Félix

Mais informações: sfus1916@hotmail.com | (71) 99211-9842

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال