Cachoeira: Secretaria de Saúde realiza ações preventivas contra a Leptospirose

Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Cachoeira, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando ações preventivas contra a contaminação pela doença bacteriana Leptospirose, na sede e zona rural.

As ações têm como alvo comunidades ribeirinhas do município, uma vez que o contato com água ou lama contaminadas com urina de animais infectados, sobretudo os ratos, é o principal meio de contaminação.

Nas últimas semanas, a Bahia registrou aumento do risco de transmissão da doença e ocorrência de casos devido as fortes chuvas e enchentes no estado.

A Vigilância Sanitária do município tem visitado todas as comunidades ribeirinhas, divulgando informações e orientações à população sobre a prevenção da doença e fatores de risco, orientando sobre importância de realizar o controle de roedores com manejo ambiental e desratização, realizando manejo adequado de animais (remoção e destino devido de dejetos, armazenamento correto de alimentos, limpeza/desinfecção do ambiente), mantendo ambientes livres de lixo, entulhos, restos de materiais de construção, enfim, condições estas que favorecem o abrigo de roedores.

Na oportunidade, foi distribuído Hipoclorito de Sódio aos moradores, orientando o uso na descontaminação da água para consumo humano e higienização de alimentos, como importantes hábitos preventivos à contaminação pela doença.

Os principais sintomas envolvem febre alta, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos. Caso apresente alguns destes sintomas, dirija-se imediatamente à unidade de saúde do seu bairro para investigação e diagnóstico precoce.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال