UFRB Feira de Santana forma primeira turma de Engenharia de Energias da Bahia

Foto: Divulgação | UFRB 
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana, forma a primeira turma do curso de Engenharia de Energias do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). O curso é o pioneiro no estado da Bahia e tem como objetivo principal exercer atividades relacionadas à geração e a conversão de energia, a gestão de recursos energéticos e a eficiência energética. A colação de grau ocorreu em 5 de outubro de 2022.

Para o vice-coordenador do curso, Wanberton de Souza, o curso se destaca, pois não cobre apenas o conhecimento da tecnologia e gestão de energias, mas também a segurança energética, sensibilidade econômica e social e a preocupação com a minimização do impacto ambiental. “O diferencial do curso é o de abordar a energia no seu sentido mais amplo, desde o petróleo até a solar e a eólica, não ficando limitado a alguma modalidade em especial. Além das fontes convencionais de energia, são abordadas sobretudo as fontes renováveis de energia”.

O engenheiro de energias pode trabalhar com energias renováveis ou não renováveis, prestar serviços às empresas correlacionadas, trabalhar na implantação de sistemas de abastecimento energético, no desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos além de desempenhar funções no processo de distribuição energética para as localidades.

Jacson Machado, diretor do CETENS, comemora mais essa conquista para a UFRB, reafirmando a importância do Centro para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável do país. “A formatura da primeira turma representa um marco histórico por ser esse o primeiro curso de Engenharia de Energias do estado da Bahia, cujo pioneirismo está na identidade da UFRB, que com ousadia e determinação de seus servidores e alunos superaram continuamente os desafios para fazer parte da história”.

A engenheira recém-formada, Bárbara Gomes, fala sobre a sensação de fazer parte da primeira turma de Engenharia de Energias. “O sentimento é duplamente gratificante, pois somos da primeira turma e os primeiros engenheiros de energias do estado da Bahia. É um marco histórico muito relevante, principalmente entendendo o potencial que nosso estado tem e como isso pode transformar a nossa sociedade. Nós ajudamos a construir esse curso, essa turma se torna um norteador para os próximos discentes e seremos para sempre os primeiros profissionais desse setor, é um histórico muito bonito que a gente quer levar daqui pra frente”.

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال