Técnicas prometem queda na procrastinação com apenas cinco minutos de atividades

Foto Reprodução | Total Pass
Adiar as tarefas não ajuda em nada aqueles que querem otimizar o tempo e tirar o máximo proveito de um dia. No entanto, a procrastinação está enraizada em muitas pessoas que, simplesmente, não conseguem efetuar seus afazeres com agilidade e, frequentemente, são pegos em pensamentos dispersos ao invés de realizar as tarefas necessárias.

De acordo com Renato Alves, fundador da Memory Academy, escritor, pesquisador, palestrante internacional e o primeiro a receber o título de Melhor Memória do Brasil, além da criação de bons hábitos, o cérebro é capaz de criar e reforçar os hábitos que são ruins para qualquer pessoa. “Com isso, quanto mais deixamos as tarefas para depois, mais nossa mente reforça o hábito de procrastinar. Ou seja, mesmo que não se queira que a procrastinação domine sua vida, quanto mais alguém deixar as responsabilidades para depois, inconscientemente, está deixando a procrastinação dominar”, relata.

O palestrante afirma que existem técnicas que podem acabar com a procrastinação nos estudos, no trabalho e na vida pessoal. “Um desses truques é extremamente simples. Basta se forçar a trabalhar em uma tarefa por cinco minutos. O interessante dessa técnica é que, muito provavelmente, mesmo após cumprir os 5 minutos o indivíduo vai continuar motivado a fazer a tarefa, e o motivo disso acontecer é porque ele estabeleceu uma meta a ser cumprida. Funciona como um trailer de filme, que nada mais é que uma prévia que gera curiosidade e faz com que as pessoas queiram passar 90 minutos assistindo ao filme completo. Toda essa vontade é despertada com apenas alguns minutos de trailer. Por isso, partindo dessa mesma ideia, o truque dos cinco minutos vai convencendo a sua mente de que fazer aquela tarefa não vai ser tão ruim assim”, revela.

O fundador da Memory Academy acredita que o pontapé inicial é fundamental para evitar a procrastinação. “Isso vai acontecer porque a parte mais difícil para um procrastinador é começar algo. Quebrando essa barreira e colocando a mão na massa, aquela sensação de que a tarefa é chata vai sumindo com o passar do tempo e, aquele indivíduo que antes não conseguia executar uma tarefa, começará a realizá-la com facilidade”, pontua.

Renato Alves alerta que o ser humano é hedonista, ou seja, busca satisfação e prazer. Com isso, ao estabelecer uma meta e cumpri-la, as pessoas se sentem mais satisfeitas consigo mesmas. “Falo isso porque mesmo que alguém desista de fazer uma tarefa após os cinco minutos, já conseguiu fazer mais do que se não tivesse começado. Em apenas cinco minutos, é possível tornar o seu dia mais produtivo e sentir aquela sensação de que colocou a mão na massa e de que está mais próximo do seu objetivo. Afinal, de pouco em pouco, as pessoas conseguem chegar mais longe”, finaliza.

Sobre Renato Alves

O professor Renato Alves foi o primeiro brasileiro a receber, por meio de homologação oficial, o título de Melhor Memória do Brasil, certificado pelo livro dos recordes. A conquista inédita foi resultado da aplicação de um método inovador de memorização. Estudou Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente pela UNESP, foi membro do GAEC (Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos) e tornou-se principal autor brasileiro nas áreas de aprendizagem, concentração e memória com 9 livros publicados, dentre eles: O Cérebro com Foco e Disciplina; Os 10 Hábitos da Memorização; Faça seu Cérebro Trabalhar para Você e Não Pergunte se ele estudou, que juntos já conquistaram mais 1 milhão de leitores. Em 2004, fundou a Memory Academy, que hoje é a maior escola online de memorização do mundo. Neste período capacitou mais de meio milhão de estudantes, levando milhares deles ao topo na lista dos aprovados em concursos públicos e vestibulares. Para mais informações, acesse https://renatoalves.com.br/ 

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال