Memória é história, cultura e identidade: Você sabe quem é Roque Araújo, meu rapaz?

Notícia do Blog de Alzira sobre a instalação do Memorial de Cinema Roque Araújo em Cachoeira 
*Por Alzira Costa
 
No dia 17 de maio de 2014, foi oficialmente instalado em Cachoeira, o memorial de cinema do cineasta e cinegrafista Roque Araújo, nome conhecido e respeitadíssimo em todo país entre profissionais do audiovisual, atores jornalistas, intelectuais, publicitários, escritores, artistas plásticos e personalidades dos demais segmentos da sociedade, além de inúmeros amigos e fãs do seu trabalho.

O memorial com o valioso acervo reunido por Roque ao longo de décadas foi instalado no prédio que pertence ao IPAC, situado no Centro Histórico da Cidade Monumento Nacional.

No ato da inauguração, o equipamento foi saudado pelas autoridades como mais um importante atrativo para o turismo local e espaço educativo para pessoas de todas as idades. A partir daquela data, Roque Araújo, passou a integrar oficialmente o cenário cultural de Cachoeira, com a sua expressiva contribuição. Para surpresa de todos, há cerca de um ano, o acervo de Roque Araújo foi sumariamente despejado, de modo vergonhoso para as autoridades do estado e do município.

Felizmente, o acervo foi abrigado, num dos espaços da Estação Ferroviária, recém restaurada. Desde então, o memorial de Roque Araújo, tem atraído muitos visitantes ao local, contribuindo para a sua dinâmica, enquanto espaço de cultura para a população. Porém, esta história só está começando...

*Alzira Costa é jornalista, moradora de Cachoeira no Recôncavo Baiano.

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال