São Félix: Dados do Censo 2022 pode reduzir receita e até número de vereadores, diz prefeito

São Félix-BA | Foto: Prefeitura Municipal
O município de São Félix, localizado no Recôncavo Baiano, pode ter queda na receita por conta do contingente populacional que será apresentado pelo Censo Demográfico 2022.

Segundo o prefeito da cidade, Alexsandro Aleluia de Brito (Alex), os números do Censo 2022 apresentados até a última segunda, 12/12, estavam demonstrando que a cidade reduziu de 14.784 (números do Censo de 2010) para 10.360 habitantes. Com isso a cidade vai ter queda na arrecadação, indo de 1.0% para 0.8% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ou seja, mensalmente São Félix vai perder R$ 350 mil. Anualmente será uma perda na ordem de R$ 5 milhões. A maior arrecadação da cidade é proveniente do FPM.

Conforme Alex, caso venha se confirmar esses números, a cidade vai reduzir serviços essenciais e a Câmara Municipal também vai perder receita, podendo até reduzir o número de vereadores, saindo de 9 para 7 edis.

Preocupado, o prefeito Alex informa que o Tribunal de Contas da União (TCU) quer os dados do Censo 2022 o quanto antes para que os cortes na receita do município já passem a valer em janeiro de 2023.

Alex informou que está se reunindo diariamente com os vereadores e o jurídico para tentar minimizar os danos produzidos, caso se confirme a redução do contingente populacional de São Félix. Informações do Diário da Notícia.

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال