Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende da Antártica

Iceberg com cerca de 1.500 quilômetros quadrados, se desprendeu da Antártica
Um iceberg com cerca de 1.500 quilômetros quadrados, equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo, se desprendeu da Antártica no último domingo, segundo informação de um grupo de cientistas britânicos nesta segunda-feira. Embora a região esteja ameaçada pelo aquecimento global, a ocorrência, porém, não se deve às mudanças climáticas, disse o British Antarctic Survey (BAS), órgão que investiga as regiões polares.

O bloco de gelo de 1.550 km2 se desprendeu do gelo entre 16h e 17h deste domingo, depois que uma forte maré ampliou uma rachadura que já existia na plataforma de gelo, detalhou o BAS. Outro iceberg de tamanho semelhante já havia se quebrado há dois anos na mesma área, chamada plataforma de gelo Brunt, onde está localizada a base de pesquisa britânica Halley VI.

Grandes fissuras nas plataformas de gelo aumentaram por uma década, observam os glaciologistas. Em 2016, o BAS decidiu mudar a base Halley VI para outro local, localizado a cerca de 20 km de distância, por medo de que ela se desprendesse e flutuasse como um iceberg.

“Este desprendimento era esperado e faz parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt. Não está ligado à mudança climática”, explicou o glaciologista Dominic Hodgson, citado em comunicado.

O continente sofre, porém, as consequências do aquecimento global. Temperaturas recordes foram registradas na área no ano passado. A extensão do gelo naquela parte atingiu em fevereiro de 2022 o mínimo já registrado em 44 anos de observações por satélite, indicou recentemente o relatório anual do programa europeu sobre mudanças climáticas Copernicus.

Em 2021, o derretimento de um iceberg, 4.000 km ao norte de onde se rompeu em 2017, liberou mais de 150 bilhões de toneladas de água doce repleta de nutrientes, preocupando os cientistas com seu impacto em um ecossistema frágil. (O Globo)

Veja:

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال