Sesab faz alerta para vigilância da raiva pelo morcego

Foto: Reprodução 
Um documento divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado aos municípios baianos tem caráter preventivo e ressalta a necessidade de intensificação da Vigilância da Raiva após o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) diagnosticar nove morcegos não hematófagos positivos para a raiva nas cidades de Dias d’Ávila, Camaçari e Catu. Cachoeira registou uma morte de animal bovino na zona rural do município (saiba mais). Conforme a Sesab, é preciso esclarecer ainda que desde 2017 a Bahia não registra nenhum caso de raiva humana causado por morcego.

A Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças reforça que a nota técnica encaminhada aos municípios atua como estratégia preventiva. “O que as pessoas precisam entender é que não há motivo algum para alarde. Não temos nenhum caso suspeito de raiva humana e os morcegos encontrados são do tipo não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue. O mais importante, nesse momento, é manter a atenção e possível distanciamento de animais silvestres e atualizar a vacinação antirrábica de animais domésticos. Para barrar essa cadeia de transmissão, precisamos evitar o contato com animais potencialmente contaminados”, explica.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda ainda que os municípios reforcem as orientações de prevenção e realizem o monitoramento das áreas citadas.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال