SESAB emite alerta para municípios por causa da gripe aviária

Foto: Reprodução | Ascom ADAB 
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS – da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) emitiu para os municípios, nesta terça-feira (23), um comunicado de risco com assunto “emergência zoossanitária” por causa da gripe aviária.

O documento foi divulgado após o Ministério da Agricultura e Pecuária declarar estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por 180 dias, por causa da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.

Em nota, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) informou que monitora a situação em colaboração com as entidades ligadas ao setor e órgãos sanitários do estado.

Como os casos foram confirmados em aves silvestres, o Brasil continua sendo considerado território livre de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), já que não existem diagnósticos na produção comercial e para consumo humano.

Em linhas gerais, isso significa que os frangos e os ovos disponíveis nos supermercados não foram impactados.

O Ministério da Agricultura também prorrogou por prazo indeterminado a suspensão de feiras, exposições e outros eventos com aglomeração de aves. Essa medida foi adotada no fim de março.

A criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também continua suspensa. A determinação vale para qualquer espécie de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas que estejam em cativeiro ou criadas para outras finalidades.

A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de aves ou ovos. O ministério orienta para que as pessoas não recolham aves doentes ou mortas. (G1)

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال