Professor pesquisador sugere que o nome de São Félix volte a ser São Félix do Paraguaçu

São Félix-BA | Foto: Prefeitura Municipal
Durante entrevista ao Diário da Notícia, o professor, pesquisador e historiador Fábio Batista levantou uma provocação: por que não retornar o nome de São Félix para o original, São Félix do Paraguaçu?!

..."Essa é interessante - isso aí vai dar polêmica - porque todo mundo diz que só quem foi Elevada [à categoria de cidade] foi Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Jaguaripe, mas São Félix também foi Elevada. Porque quando ela foi desmembrada de Cachoeira como Freguesia ela virou a Vila Deus Menino de São Félix e ela foi Elevada à categoria de cidade em 1890, no dia 25 de outubro, com o nome de São Félix do Paraguaçu. Quando foi em 1931 - preciso até aprofundar essa pesquisa, pegar as atas que antecedem essa decisão - tirou o nome Paraguaçu e ficou somente São Félix," relata.

Ainda conforme o professor Fábio Batista, as cidades brasileiras que têm o nome de São Félix tem um "sobrenome". 

"Todas São Félix tem seu sobrenome: São Félix do Araguaia, São Félix do Xingu, São Félix do Coribe - que é com quem a gente tem mais confusão aqui, né?! Chega muita correspondência e até pessoas procurando um endereço que está em São Félix do Coribe," ressalta. A cidade de São Félix do Coribe está a 766,3 km de distância de São Félix, no Recôncavo.

No dia 10 de outubro deste ano, o prefeito Alex Sandro Aleluia de Brito, teve sua imagem vinculada a uma notícia que dizia respeito ao município de São Félix do Coribe gerando o maior problema para o prefeito da Cidade Presépio, São Félix (veja aqui).

O professor Fábio Batista sugere que aconteça uma consulta popular para saber se a população sanfelixta concorda com o retorno do nome São Félix do Paraguaçu.

"Eu sugiro que haja uma consulta popular, que tem que ser um Projeto da Câmara Municipal, e a gente pode fazer isso num domingo de manhã, como fez no conselho tutelar [na eleição], por exemplo, e as pessoas digam se concordam em resgatar o nome, porque não é mudar o nome é resgatar o nome da cidade para São Félix do Paraguaçu," pontua. Informações do repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال