A campanha também está sendo realizada nos municípios de Cachoeira e Maragogipe, levando conscientização e alertas sobre segurança para toda a região.
![]() |
| Imagem: Adriano River/Diário da Notícia |
Durante a ação, policiais distribuíram panfletos informativos aos condutores e pedestres, reforçando a mensagem de que tradição e responsabilidade devem caminhar juntas durante os festejos de São João. A campanha também está sendo realizada nos municípios de Cachoeira e Maragogipe, levando conscientização e alertas sobre segurança para toda a região.
O material educativo destaca que pólvoras e fogos são produtos controlados pelo Exército Brasileiro, conforme estabelece o Decreto nº 10.030/2019. O panfleto alerta ainda que fabricar, possuir ou utilizar artefatos explosivos sem autorização é crime, com pena de reclusão de três a seis anos.
A Polícia Militar também chamou atenção para práticas perigosas que infelizmente ainda acontecem na região durante o período junino, como a chamada “guerra de espadas” e o uso irregular de fogos conhecidos popularmente como “Adrianina”. Segundo os policiais, muitos adolescentes acabam participando dessas ações, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.
A corporação reforçou o pedido para que pais e responsáveis orientem seus filhos sobre os perigos dessas práticas e mantenham vigilância durante os festejos. Outro alerta importante foi direcionado aos comerciantes, para que não comercializem fogos de artifício para crianças e adolescentes.
A ação educativa da 85ª CIPM busca promover um São João mais seguro, preservando a tradição cultural nordestina sem abrir espaço para acidentes e práticas ilegais. Informações do repórter Adriano Rivera, do Diário da Notícia.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal
