Maragogipe recebe abertura do projeto ‘Sambas de Roda Mirins’ neste sábado

Foto: Divulgação
A Casa do Samba de Maragogipe recebe, neste sábado (15/07), às 10:00hs, o encontro que marca o lançamento do “Sambas de Roda Mirins”. O projeto tem como proposta salvaguardar, preservar, recriar e difundir o samba de roda, por meio de ações formativas, artísticas e educativas, junto aos grupos mirins formados pela Rede das Casas de Samba de Roda.

A iniciativa prevê ao todo cinco encontros que, além de Maragojipe, acontecem nas cidades de Irará, Acupe, São Francisco do Conde e Saubara, com a participação de 11 grupos de samba mirins: Samba de Roda Vovó Sinhá (Saubara), Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe), Samba Mirim Raizes de Acupe (Acupe-Santo Amaro), Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova), Samba Mirim Fruto da Raiz (Antonio Cardoso), Samba Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde), Samba Mirim Juventude do Iguape (Iguape/Cachoeira) e Samba Mirim Infanto Juvenil da Loja (Irará), Samba Mirim Os Filhos de Maria (Vera Cruz), Barquinha Mirim (Bom Jesus dos Pobres/Saubara) e Bicho da Cana (Salvador).

O plano de salvaguarda do samba de roda nasceu em 2005, ganhando mais força e visibilidade em 2010, quando um grupo de sambadores e sambadeiras começou, juntamente com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, uma articulação para a criação da “Rede de Casas do Samba”. Estes espaços são usados coletivamente para ensaios e atividades educativas, como as oficinas que resultaram na constituição de grupos mirins, compostos em sua maioria por filhos e netos de sambadores.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, com recursos do Fundo de Cultura, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Edital 23/2016 – Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: BN
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال