Lama toma conta de praias de Nova Viçosa e moradores responsabilizam companhia de transporte de eucalipto; empresa nega

Foto: Wagner Costa
Moradores da cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, relatam o surgimento de lama nas praias do município. Para a população, a situação é reflexo da instalação do Canal do Tomba, em Caravelas, também no extremo sul do estado, utilizado para o transporte de eucalipto. Segundo os moradores, o problema da lama na praia começou há 14 anos, mas se intensificou há dois anos.

Na última semana, a quantidade de lama aumentou em grandes proporções e tem prejudicado o comércio da cidade. Os moradores contam que o Canal do Tomba serve como local de passagem das barcas que levam eucalipto para o estado do Espírito Santo. Para que essas barcas passem no local, é preciso fazer um processo de dragagem na areia, ou seja, ela é removida e depositada em outro local. Esse processo é feito entre os meses de novembro a março.

Com isso, a areia é retirada e depositada nas praias de Mucuri, e gera a lama. As áreas de pesca e turismo estão sendo afetadas por conta da lama. Pescadores não conseguem pescar e os comerciantes não têm feito vendas porque os turistas pararam de frequentar o local.

Por meio de nota, a prefeitura de Nova Viçosa informou que em 2001 foi aberto um processo civil público, mas o problema continuou. O G1 tentou contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca da cidade, mas não conseguiu falar.Por meio de nota, a prefeitura de Nova Viçosa informou que em 2001 foi aberto um processo civil público, mas o problema continuou. O G1 tentou contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca da cidade, mas não conseguiu falar.


Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال