Conmebol planeja utilizar VAR em todos os jogos da Copa América de 2019

 Foto: Gabriel Rios
Presidente da comissão de arbitragem da Conmebol, o ex-árbitro brasileiro Wilson Seneme anunciou nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, que a entidade pretende implementar o árbitro de vídeo (VAR) em todas as partidas da Copa América de 2019, que será realizada no Brasil.

De acordo com Seneme, a Conmebol deseja triplicar o uso do VAR na próxima temporada, em relação a 2018. Além das 26 partidas da competição, a entidade planeja utilizar a tecnologia a partir das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Vale lembrar que neste ano, ambos os torneios receberam o uso a partir das quartas.

 Segundo o GloboEsporte.com, a Conmebol ainda está estudando em conjunto com a International Board se haverá um controle centralizado, como foi na Copa do Mundo da Rússia, com duas cabines no Centro Internacional de Transmissão. No entanto, essa opção requer uma tecnologia avançada de fibra ótica que alcance as cinco sedes (Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre). A outra opção é um controle híbrido, com parte centralizada e outra parte in loco, com caminhões funcionando como central tecnológica do VAR.

 A Conmebol está construindo um centro de treinamento tecnológico de árbitros em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da entidade. O objetivo é inaugurar o centro já no próximo semestre. O local terá seis cabines de simuladores para treinamento de árbitros, assistentes e árbitros que trabalharão exclusivamente com o VAR.

Fonte: Bahia Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال