Projeto de extensão da UFRB promove ciclos de formação e diálogo sobre samba, comunicação e sensibilidades

O projeto de extensão “Entre: moradas em diálogo”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promove o 2° ciclo de ações do projeto. Sendo assim, nos dias 18 e 19, ocorrem duas programações voltadas à comunidade, que abordam as temáticas do samba, comunicação e sensibilidades. As ações vão acontecer na cidade de Cachoeira (BA) e contam com a participação do grupo “Pagode da 27”, tradicional roda de samba do Grajaú, distrito do Extremo Sul de São Paulo (SP). Na ocasião, serão promovidos um momento de diálogos e outro de formação com o grupo.

Como parte da programação, acontecerá o ciclo de formação "Roda de samba como morada de experiências estéticas e políticas”, na próxima quinta-feira (18), às 14h, no espaço "Bar de Dona Suty". Para participar desta ação de ensino, os interessados devem realizar inscrição via formulário, disponível no instagram do projeto @entremoradas23. Já na sexta-feira (19), será promovido o ciclo de diálogos "27 na 25: cantos e contos da Casa 27 e do Pagode da 27”, a partir das 18h, no Cine Theatro Cachoeirano. Não é necessária inscrição prévia.

O “Entre: moradas em diálogo” é idealizado pelos docentes do PPGCOM/UFRB: Scheila França, Daniela Matos e Jorge Cardoso Filho, além de contar com o apoio da comunidade externa e discentes do programa. A iniciativa tem como objetivo promover reflexões sobre experiências de comunicação capazes de sensibilizar os habitantes de um território. Assim, usa a metáfora da “morada”, com a intenção de “abrir as portas e janelas” dos pontos de vista sobre aquilo que é familiar, comunitário e faz parte das imagens e imaginário coletivo. Este é o primeiro projeto de extensão da pós-graduação em Comunicação da UFRB.

De acordo com a idealizadora do projeto, professora Scheilla Franca, o “Entre” é uma ação importante, pois, em suas atividades e pesquisas, prioriza as experiências vividas, promovendo novas formas de pensamento e fortalecendo os laços comunitários. “É um projeto que se baseia em uma experiência de integração entre pós-graduação, graduação e comunidade em geral, tendo a figura da “morada” como o centro de diálogo das experiências entre territórios, artistas e obras, para a construção de saberes menos hierarquizados, sempre partindo da experiência vivida”, destaca.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال